segunda-feira, 27 de junho de 2011

MODA ECOLÓGICA



Mais do que economizar água e separar o lixo orgânico do reciclável, que tal vestir a camisa da sustentabilidade? Para diminuir o consumo e evitar a escassez dos recursos da natureza, estilistas, empresas e eventos de moda vêm dando cada vez mais espaço às roupas ecológicas em suas coleções. Feitas com materiais alternativos, como fibras de garrafa pet, algodão orgânico, bambu, sacola plástica e até guarda-chuva, as roupas sustentáveis também utilizam mão-de-obra digna e justa.

A indústria têxtil é uma das quatro que mais consomem recursos naturais, de acordo com dados do Environmental Protection Agency (EPA). Nesse cenário, a busca de matérias primas orgânicas, ou seja, cultivadas sem o uso de pesticidas ou inseticidas, ainda é o principal desafio do setor. A EPA estima que o uso de produtos químicos nas plantações do algodão convencional chega a ser oito vezes maior que no cultivo de alimentos, e abrange cerca de 30% da utilização de pesticidas na Terra, por exemplo. Segundo a empresária e consultora de moda sustentável, Keka Ribeiro, além de preservar o planeta, o uso deste tipo de recurso é a melhor opção para quem deseja ter um guarda-roupa ecológico.

"A roupa 100% algodão ainda é fundamental na nossa cultura, então por que não usar uma opção orgânica? Trata-se de uma fibra mais pura e confortável. Além disso, o cultivo de produtos orgânicos salva milhares de famílias ao redor do mundo, que seriam prejudicadas pelo uso de pesticidas em suas plantações e que passam a viver do "cultivo limpo", apoiadas por cooperativas e institutos de apoio".

Apesar de confeccionada com produtos alternativos, a moda verde pode oferecer roupas mais sofisticadas e opções variadas, como vestidos, sapatos e até acessórios. "Quando a marca ou o criador decide apresentar uma linha ecológica, as possibilidades de produtos são as mesmas das coleções industriais. Hoje em dia temos opções de moda sustentável que vão da roupa de festa à lingerie. Os acessórios também podem ser aproveitados e ampliam ainda mais as possibilidades para confecção. Como este tipo de peça não precisa ser lavada, é possível que ela seja produzida com jornal ou revista usados".


Ver mais em:http://www.personare.com.br/revista/casa-e-familia/materia/1539/a-moda-das-roupas-sustentaveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário